quarta-feira, maio 11, 2005

História de família

Na segunda-feira conversei um pouco com a Sheila, e ela me contou como foi morar no Chipre e porque voltaram.
O John é engenheiro civil e foi escalado pra ser responsável pela parte civil da edificação de uma usina de energia (não sei direito de que tipo). A Sheila estava grávida do Mark quando foram para lá e lá ficaram por 2 anos. A casa ficava a dois minutos da praia e era bem quente lá.
Um certo dia de 1974 o John foi trabalhar e a Sheila foi fazer compras. O dono do mercado estava apavorado porque o líder (Makarios) havia sido morto, ele ouviu no rádio. Começava a guerra.
Ela foi para casa e começou a ouvir tiros não muito longe dali, e comentava o que o dono do mercado havia dito pra ela para os conhecidos na rua, assim eles poderiam se proteger. Ela decidiu ligar pro serviço do John pra avisar o que estava acontecendo, mas o telefone da dona da casa que eles alugavam tinha sido cortado. Ela foi então até a casa de uma amiga com o Mark no carrinho de bebê para tentar ligar pro John de lá, mas o telefone também estava cortado. Ela resolveu voltar pra casa, porque se ele chegasse ia ficar preocupado e não saberia o que tinha acontecido com ela e o Mark.
O John chegou e disse que o porteiro da obra tinha levado um tiro (ele era turco), e então ele resolveu voltar pra casa.
Durante uma semana eles foram proibidos de sair de casa, tinha gente armada em todos os lugares e eles ouviam as notícias pelo rádio, tinha uma estação de rádio inglesa.
Numa noite os tiros foram muito perto da casa deles, e eles colocaram o Mark (tinha 2 anos) no meio da casa, no lugar mais protegido, e ficaram lá até passar. Eles encheram a banheira e tudo o que podiam de água, porque a água era de poço e precisava de energia pra tirar a água. Se eles cortassem a energia todos ficariam sem água. No fim desta semana os ingleses fizeram um acordo pra tirar todos os civis de lá, e então marcaram um dia e horário pra buscar todo mundo (ninguém ia atirar naquele momento) e todos foram para a base aérea inglesa, cada pessoa só podia levar uma mala pequena. E eles voltaram para a Inglaterra, a Sheila estava grávida da Jo e por isso tiveram prioridade. As coisas todas ficaram lá no Chipre, mas a dona da casa fechou as portas e janelas pra proteger o que tinha dentro e no fim eles receberam as coisas de volta.
No fim o tal líder não tinha sido assassinado, mas houve a guerra parece que porque os turcos invadiram a ilha, e os turcos não se davam bem com os cipriotas, mas preciso pesquisar mais sobre o assunto...
Pra quem quiser pesquisar, essa foi a guerra do Chipre (Cyprus) de 1974.